Tomada de Consciência do Ciclo da Gratidão

Tomada de Consciência do Ciclo da Gratidão

Chegou a hora de fazermos reflexões a respeito de algumas perguntas existenciais, que nos fazemos no decorrer da nossa vida por mais de uma vez. Afinal, somos indivíduos em constante aprendizado e evolução. Você concorda?

Para tanto, existem três palavras que resumem tudo isso: autoconhecimento, autodesenvolvimento e autocontrole. Ao fazer as perguntas “poderosas” o Coach desencadeia um processo de reflexão que leva o Coachee (indivíduo que esta realizando o processo de coaching) ao encontro de suas próprias respostas.

No processo de coaching o foco está no individuo e nas suas metas. O ciclo da gratidão pode ser uma ferramenta importante de análise e reflexão de como influenciamos e somos influenciados pelo ambiente interno (nossas competências emocionais, técnicas, físicas, relacionais, espirituais e outras) e externo (família, amigos, trabalho, finanças, parceiros, dentre outros). E, quanto, isso tudo, nos revela nosso estado atual, a forma como percebemos nossa realidade e a maneira como podemos atingir o estado desejado.

O conhecimento de si mesmo produz melhores escolhas e, consequentemente, trazem resultados mais eficazes a vida do indivíduo. O que reforça a necessidade de desenvolvimento constante, elevando o autocontrole, o estado de presença, a realização e a gratidão.

Autoconhecimento

O autoconhecimento certamente nos leva a fazer melhores escolhas. E aí vem a pergunta: Como posso iniciar um processo de autoconhecimento?

Existem diversas possibilidades, dentre elas podemos citar cursos, experiências, meditações, terapias, livros, reflexões. Enfim, as formas de autoconhecimento não se esgotam.

Trago aqui uma figura que resume e ilustra, de forma simples, como você pode dar início a este processo.

Inicialmente, sugiro que pense na sua linha da vida, em marcos de transformação, como por exemplo, sua graduação, o nascimento de um filho, a compra da casa própria. Enfim fatos marcantes que provocaram mudanças de um estado para outro. Posteriormente, se pergunte a respeito de seus objetivos, identifique sua paixão e quem são as pessoas mais importantes para você e quais são suas competências e habilidades e, por fim, descreva como você vem amadurecendo ao longo do tempo.

Estas perguntas podem parecer simples, no entanto levam a reflexões complexas que podem ser um passo em direção ao autoconhecimento. Como estamos em evolução e mudamos constantemente de tempos em tempos é necessário refazê-las e, se possível, comparar as respostas, observando as diferenças e acompanhando os aprendizados.

Vivendo fora da zona de conforto

Ao longo da vida temos inúmeros objetivos e propósitos. A presença na nossa própria vida revela que, em um determinado momento, não fará mais sentido focarmos nossa energia apenas em intenções. Isto implica em dizer que o foco da nossa atenção precisa ser redirecionado. Quando damos sequencia ao ciclo da gratidão vivenciando todas as suas fases saímos de um estado de inércia e passamos para um estado ativo de concretizações.

Desta forma, estaremos olhando para o outro lado da mesma face. Contudo, a partir de agora, passamos a ver o lado, que até então, estava obscuro. Este novo saber, leva a compreensão de que a gratidão é parte essencial no processo de mudança de um estado de reclamação e negatividade para um de realização e positividade.

A concretização de um sonho ou a conclusão positiva de uma meta pode dar início ao ciclo da gratidão, independente do momento em que o indivíduo percebe a conexão dos fatos. Isto denota, que o ciclo da Gratidão é contínuo e sistêmico. Não há uma definição de início e fim, mas sim de continuidade.

Quando classifico a gratidão como um ciclo, fazendo uma analogia a aliança, quero dizer que quanto mais gratidão mais realização e quanto mais realização mais gratidão.

Esta tomada de consciência aliada ao novo estado de ser nos torna mais gratos, presentes, positivos e felizes. Esta escolha e esta mudança de estado, é você quem faz todos os dias da sua vida.

TENHA UM PROPÓSITO MELHOR E MAIS CONVINCENTE DO QUE A SUA MELHOR DESCULPA.

A frase acima e a abaixo fazem todo sentido para mim. E para você?

A vida pode ser diferente desde que estejamos dispostos a ver as suas infinitas possibilidades. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *