O Ciclo da Gratidão vivenciado na prática
Dando continuidade ao artigo anterior onde falei sobre o Ciclo da Gratidão, trago agora uma perspectiva real de como as metas são capazes de transformar sonhos em realidade. Você aceita o desafio de colocar em prática o ciclo da Gratidão? Vamos lá! Escolha uma meta. Tenha claro o porquê a escolheu. Trace um plano. Viva a jornada. Aprenda com suas ações e resultados. Comemore suas conquistas. Parta para a próxima meta.
Exemplo de meta de Destino e de Processo: Resultados diferentes escolhas diferentes
A definição de uma Meta de destino corresponde há uma ou mais metas de processo. A seguir, segue exemplo simplificado de uma meta: Emagrecer cinco quilos nos próximos cinco meses, praticando exercício físico com Personal Trainer três vezes por semana e cumprindo o plano nutricional sugerido.
A meta de destino acima esta vinculada a meta de processo. Sendo assim, os resultados obtidos e que serão posteriormente analisados podem ser positivos ou negativos, isto está diretamente relacionado as escolhas e atitudes tomadas durante o processo dos cinco meses. Segue abaixo análise através da primeira pergunta a se fazer: Você lembra da meta?
Ao não se lembrar da meta, ou seja, diante de uma resposta negativa, você não obterá resultados satisfatórios. Desta forma, você não esteve presente na sua jornada e não está presente no seu destino para poder receber a energia dedicada de volta. Não existem milagres! De maneira comparativa, como é possível receber uma correspondência com endereço e destinatário ausentes?
Cabe aqui, compreendermos que o universo e, também, os nossos sonhos funcionam desta mesma maneira e, que, só recebemos de volta aquilo que dedicamos nossos recursos mais valiosos: Tempo, Presença e Energia. O que nos leva a participação ativa no processo e denota o comprometimento consigo mesmo. Se isso não faz sentindo para você, volte para o artigo anterior sobre o Ciclo da Gratidão e poderá encontrar mais conteúdo a este respeito.
Dando sequencia a análise proposta, vamos olhar a perspectiva contrária. Neste caso, o indivíduo lembra da sua meta e se faz presente durante o processo de emagrecimento que se propôs para os próximos cinco meses. Aqui, são evidenciadas efetivas mudanças de comportamento. Dentre as quais destaco a dedicação, a disciplina, a consistência, o comprometimento, o desenvolvimento e a potencialização de competências, sejam elas inatas ou adquiridas. E, ainda, reforço a importância de avaliar os resultados das experiências sob uma ótica positiva de geração de aprendizados.
Você ousa sonhar?
No vídeo abaixo estão descritas as varias etapas, os desafios e as circunstâncias que podemos vivenciar quando ousamos sair da zona de conforto e irmos em direção aos nossos sonhos.
Sob o olhar do interessante vídeo acima, o primeiro grande passo em direção aos nossos sonhos esta ligado a coragem de fazer diferente. Sair da zona de conforto e caminhar em direção a zona de aprendizagem e desenvolvimento. Estar disposto a enfrentar e superar o medo do desconhecido e das mudanças internas e externas para caminhar de um estado atual para o tão sonhado estado desejado.
Estar consciente de que todo aprendizado ocorre fora da zona de conforto é fundamental para que o processo efetivamente ocorra. Não é fácil. Toda mudança traz consigo desconforto, ansiedade e medo. As pressões pelas quais o indivíduo passa são tanto do seu ambiente interno como do ambiente externo.
Sob a ótica de suporte a jornada, ter claro o propósito da meta de destino é fator primordial de apoio e sustentação ao processo que esta por vir, bem como, a construção da meta de processo deve estar alinhada a maturidade e aos reais estados de desenvolvimento das pessoas. Isto requer sinceridade, transparência, humildade e disposição a aprender que, consequentemente, levarão ao autoconhecimento, autodesenvolvimento e autocontrole.
Por fim, e não menos importante, as escolhas feitas durante o processo são requisitos essenciais e influenciam diretamente o resultado final da meta de destino. Fique atento as suas escolhas e a sua jornada e, assim, poderá observar os sinais que indicam se está na direção certa ou se perdeu o rumo e precisa ajustar as velas de seu barco.
Lembre-se que você é o capitão do seu navio.
O artigo posterior trará conteúdo sobre a Tomada de Consciência do Ciclo da Gratidão e revelará como nossas escolhas influenciam nosso estado atual e, também, futuro. Fique ligado! Até lá.