Ciclo da Gratidão: Presença, Consciência, Felicidade e Realização
Neste post, falarei da minha perspectiva a respeito da Gratidão e das razões pelas quais a classifiquei como um ciclo contínuo. Abordarei o sentido e a importância de vivermos em um estado de presença em nossas vidas e, também, destacarei a relação existente entre o ciclo da gratidão e a felicidade.
Em Agosto de 2020 muitos pensamentos e experiências me levaram a refletir sobre a gratidão. Neste contexto e frente aos desafios do mundo atual, onde percebemos que as antigas práticas e os antigos comportamentos já não funcionam mais como antes e, ainda, estamos redescobrindo e construindo uma nova versão de nós mesmos, compartilho meus aprendizados, vivências e perspectivas em torno da gratidão.
Inicialmente, conceituo a Gratidão como um estado de consciência despertado internamente por diversos motivos: autoconhecimento, buscas individuais e coletivas, acontecimentos e experiências marcantes em nossas vidas, maturidade, insights, crescimento pessoal, aprendizagens nas mais variadas áreas de conhecimento.
Diante deste conceito, o despertar de cada ser humano para esta nova perspectiva pode ocorrer de maneira diferente ou até mesmo não existir. Após o despertar da gratidão, esta se transforma em um ciclo contínuo onde passamos a compreender e viver este novo estado de consciência. Abaixo segue imagem ilustrativa das várias fases do Ciclo da Gratidão.
Analisando a imagem acima, acrescento que além da Gratidão ser um estado de consciência despertado internamente. A mesma, traz consigo uma sensação de estarmos presente e fazendo parte do Universo ao qual estamos inseridos. Uma verdadeira expansão de consciência que vem ao encontro de inúmeros desejos, vontades, pedidos, intenções. Sonhos que se tornam realidade em nossa vida. Neste processo, que vai do sonho a realização, percorremos um caminho de escolhas e de escolher deixar.
Observações e Reflexões do Processo de Vivência do Ciclo da Gratidão
A gratidão é um dos estados de consciência que gostaria de chamar aqui de competência adquirida que fazem parte deste processo de transformação que está representado na figura acima e tem o papel de mostrar que fazemos parte de um todo e não somos seres individualizados e solitários. A expansão do conceito e a conscientização de que não estamos sós no caminho eleva nossos níveis de bem-estar, equilíbrio e felicidade.
O desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades e competências inatas ou adquiridas, que podem ser melhor visualizadas na imagem acima em cada tijolo ali representado, provocam uma transformação no ambiente interno e externo do indivíduo, ocasionando um movimento em direção ao seu sonho. Passamos a ser consistentes e disciplinados, adquirindo uma capacidade de analisar e avaliar os resultados sob uma perspectiva positiva que leva ao aprendizado.
Ao se permitir poder sonhar e caminhar na direção dos nossos sonhos, conectando estes aos nossos valores e princípios passamos a nos fazer presentes em nossas vidas e ficamos mais próximos de construir um conceito próprio de felicidade. Resumidamente, estar Presente é essencial para vivenciarmos o Ciclo da Gratidão na prática. O que isso realmente quer dizer?
Isto significa que, continuamente, vivemos em busca de algo. Amor, fé, saúde, dinheiro, resolução de dificuldades, trabalho e tantos outros objetivos. Nesta busca, construimos metas e objetivos, é neste momento, que te pergunto: Você lembra dos desejos realizados na véspera do ano novo? Daqueles planos tão sonhados?
Praticando a Presença
Antes de seguir para o próximo parágrafo, te convido a parar, por alguns minutos, fechar os olhos e lembrar dos seus sonhos e metas do último Reveillon. Apenas traga a sua consciência estas informações. Lembrar que você não as lembra também é tomar consciência.
Após este pequeno momento de presença e reflexão. Você acaba de ter a oportunidade de olhar e perceber se os mesmos se tornaram realidade? Estão prestes a se realizar ou não? Ainda fazem sentido? Precisam ser realinhados a atual realidade? Isto tudo, independente da sua resposta. O mais importante, nesta situação, é refletir sobre sua presença e sua responsabilidade diante de objetivos e planos.
De maneira critica, verdadeira e transparente, analise o quanto presente você esta no processo de construção e obtenção de seus sonhos e objetivos. Esta prática é fundamental para desenvolver a sua capacidade de analisar e medir resultados. Lembre-se, que a energia dedicada a algo é a mesma energia recebida.
Outro fato fundamental a ser destacado, é que o sentido da gratidão é percebido quando estamos na ação. Conscientes do que queremos e sendo capazes de reconhecer os aprendizados oriundos das escolhas feitas durante a jornada. O filme – O poder além da vida – ilustra de forma intensa o que acaba de ser abordado e, ainda, relaciona esta abordagem a sensação de felicidade. Assista abaixo.
Considerações Finais
Dia após dia temos a oportunidade de perceber como o Ciclo da Gratidão atua no sentido que damos aos fatos que ocorrem na nossa vida. As pequenas histórias, as vezes desconexas, passam a fazer parte de uma grande história, damos luz a todos os enredos e contextos aos quais estamos dispostos a viver.
Aceitamos. Aprendemos. Agradecemos. Estamos dispostos a seguir em frente. Servirmos a nós e aos outros sem expectativas mas com perspectivas e guiados por nossos valores. Estamos conscientes e presentes nesta nova forma de agir. Os atores principais da nossa jornada passam a ser a alegria, a presença, o amor, a prosperidade, a consciência, a GRATIDÃO. Estes, deixam de ser auxiliares de palco e assumem seus verdadeiros papéis na história chamada Vida.
Reafirmando, o ciclo da gratidão é uma mudança no estado interno do ser humano. É uma expansão de consciência que ocorre de dentro para fora. O processo de autoconhecimento é fator essencial, pois ao nos conhecermos fazemos melhores escolhas e, consequentemente, obtemos resultados mais significativos. A riqueza de tudo isto está em, simplesmente, estarmos disposto a viver e a aprender.
O aprendizado significativo é tratado como aquele que vem das minhas próprias experiências e da observação da experiência do outro. Estes aprendizados elevam o autoconhecimento e expandem a consciência aumentando o nível de Gratidão e Alegria.
Então, somando o que foi dito anteriormente e aliando a isso o sentimento de estar inserido e conectado ao todo e a tudo. Naturalmente, é despertada uma vontade de agradecer e, espontaneamente, passamos a expressar a gratidão por todas as coisas, desde as mais simples e pequenas, até as mais esperadas, desejadas e grandiosas. Ao agradecer pelo primeiro passo em direção a algo, surge uma energia que nos impulsiona ao segundo, ao terceiro e, assim sucessivamente.
A atenção plena aos passos da jornada (seja ela qual for) denota o nosso estado de presença em nossas vidas, reduzindo a ansiedade, o stress, a desconexão e nos trazendo benefícios imensuráveis de: saúde plena, bem estar, positividade, gestão do tempo, produtividade, felicidade e, consequentemente, aumentando o próprio estado de consciência da gratidão.
Finalmente, a necessidade de mudança de foco vem ao encontro do exposto anteriormente e corrobora a afirmação de diversos autores que falam “o Universo dá mais do mesmo”. Pensando nisso e considerando esta afirmação como verdadeira. Pare por mais alguns minutos e se pergunte – Onde, neste momento, está o foco da minha energia e de meus pensamentos?
Ao tomar consciência da sua resposta independente de qual for, não julgue, apenas observe sob a luz da afirmação acima. Esta ação, traz consigo as infinitas possibilidades de mudança e transformação da realidade atual para desejada. quando encontramos as infinitas possibilidades de olharmos para um mesmo fato, confiamos na mudança e na transformação da nossa realidade e percorremos um caminho novo para uma nova realidade.
Tomar consciência de como o ciclo da gratidão age em nossa vida é um pequeno grande passo em direção a Felicidade. Seja grato!